Procurar no site


Apresentação na Fnac

02-08-2010 09:54

Foi apresentada no dia 1 de Agosto, pelas 17h00, na FNAC de Matosinhos a Festa C'os Diabos!

Em declarações à Lusa, o director artístico da iniciativa "C'Os Diabos! Diabos à Solta em Amarante 2010", Nuno Paulino, afirmou que este ano a recriação será "um espectáculo multimédia de teatro de rua, muito festivo e pirotécnico".

Procurando evocar os "Diabos de Amarante", figuras de veneração popular, Nuno Paulino tudo fará para que "o sagrado e profano se cruzem" naquela noite, à semelhança do que conta a história deste casal de diabos em madeira.

Nesta "celebração comunitária", a população começará por ir buscar os diabos à estação do comboio de Santa Luzia, à semelhança do que aconteceu quando regressaram à terra, por pressão diplomática exercida pelo então presidente da Câmara, António Lago Cerqueira.

 A partir desse momento, os diabos seguem em cortejo até ao largo de S. Gonçalo, "a quem será pedida autorização para se iniciar o baile dos mafarricos", acrescentou o director artístico.

Segundo Nuno Paulino, "a dramaturgia da festa vai ser cumprida" e o que se pretende é que este festejo dos diabos à solta "se transforme num festival" a partir deste ano. "Queremos que a festa adquira uma grande visibilidade nacional, que envolva os amarantinos na vivência da sua própria cultura", frisou Paulino.

O director artístico assume-se como um "dramaturgo urbano, que conta uma história que é representada em espaços públicos", acreditando que a forma como se vai recriar a história levará cada um dos participantes a "valorizar a sua auto-estima".

Os desafios a que o director artístico se propõe alcançar prendem-se com o cumprir a tradição envolvendo o maior número de pessoas, associações e agentes locais, compor a dramaturgia, interpretada pelos artistas populares e contemporâneos locais, e integrar Amarante no circuito cultural nacional, atraindo novos visitantes.

A procissão dos diabos está marcada para as 22:00 do dia 22 de Agosto, seguindo-se o espectáculo "Diabos à Solta", com multimédia, pirotecnia, projecções de vídeo e performance aérea, que contará com a participação de grupos de bombos, dança, teatro, folclore e canoagem de Amarante.

O baile dos mafarricos terá início cerca das 00h30, estando prevista ainda uma "afterparty dos diabos", a decorrer nos bares aderentes.

 

Esta iniciativa é organizada em co-produção com a Artelier -- Companhia das Artes e Animação e do Teatro de Rua, e deverá reunir mais de 300 figurantes, 40 actores, voluntários e 15 máquinas de cena.

 

Notícia Original