Procurar no site


Vulto em Amarante e outros fenómenos provocam o interesse do International Science Fiction Folclore Institute - Canadá

08-08-2010 13:56

Umas sombras escuras que tremem na luz dos claustros da varanda dos reis; uns círculos Vermelhos à volta de placas de trânsito de Amarante que irradiam uma estranha mensagem; luzes no rio acompanhadas por estranhas figuras brancas…

Têm sido variados os relatos provenientes de freguesias do Município de Amarante estranhamente interligadas pela falta de nexo e explicação. Estas Aparições, têm sido registadas por Ted Costa, um emigrante natural de Aboim radicado no Canada desde há 50 anos, que dirige o International Science Ficcion Folclore Institute, organismo que se dedica a estudar mitos urbanos, rumores e aparições do domínio do folclore popular ligado ao oculto e ao transcendente, numa lógica de apropriação das antigas estorias e narrativas com vista à construção das novas tradições. Os relatos de mistérios e aparições em Amarante são recentes e carecem ainda de classificação.

Ted Costa avança a ideia que a existência de cultura popular específica tal como os doces fálidos, são traços de identidade que no seu início podem ter entranhas dionisíacas ligadas a anteriores rituais de fertilidade. Sendo os amarantinos, pelo carácter luxuriante da Princesa do Tâmega, descendentes directos de Baco, estas aparições/fenómenos paranormais, podem de alguma forma segundo Ted Costa ser o símbolo de uma nova escalada da perseguição das Forças de Apolo que actuando enquanto Poderes Claros, tentam por todos os meios controlar a natural tendência dos habitantes para a festa popular. Ficamos à espera de novas notícias sobre estas estranhas formas de vida que em Amarante têm por estes dias acontecido...

Olhos Bem abertos, pois estes ficheiros secretos têm tudo para nos surpreender…